14 de set. de 2015

Hip-Hop Militante

No ultimo Domingo (13-09) aconteceu mais uma atividade da Posse Atitude Periférica na Vila Brejal. Além da Oficina de Break com Pantera e Nego Love tivemos também Roda de Leitura O Hip-Hop com leitura parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura, uma atividade que se conversa sobre as leituras que as crianças realizaram em casa e na escola.

 Colocar o livro como possibilidade de encontro para viver as emoções provocadas pelas diversas formas de se ler é ter o espaço de leitura como um potencializador de magia, de sedução e de descobertas.

 Todos os Domingos a Roda de Leitura também vai funcionar como biblioteca ( Montada com os Livros doados na I Mostra Cultural periférica 3 anos de Blog Da Sakura ) a proposta e fazer com que cada criança da comunidade escolha um livro para levar para casa. Esta escolha é sempre mediada por nós – Integrantes da Posse Atitude Periférica -, embora seja a criança que decida o livro que quer ler. Na semana seguinte o leitor devolve o livro e troca por outro. No troca-troca dos livros os possam se expressar por meio de diferentes linguagens para dizer o que acharam do livro.

Um livro pode provocar muitas discussões e opiniões diferenciadas, donde concluímos que quanto mais leituras um texto provocar maior é a sua qualidade.

E neste sentido estamos muito atentos. Outro fator muito importante neste projeto é estimular participação da família.

Acompanhar a criança em suas leituras, ler junto, cada um ler uma parte, comentar o que leu, compartilhar opiniões, valorizar a leitura são atitudes que estimulam a criança. Consideramos que a socialização da leitura amplia os horizontes e favorece a relação afetiva e efetiva na vida. Acreditamos que as estratégias do projeto Hip-Hop com Leitura contribuem no desenvolvimento da autonomia de cada criança envolvida.