17 de set. de 2017

WORKSHOP INTERFACES CAPOEIRA & DANÇA

 Os projetos são feitos de sonhos As longas caminhadas de pequenos passos. Sonhar, projetar e colocar em prática. Esse workshop é o resultado de sonhos e experiências vivenciadas nas aulas de Capoeira ministrada desde 2004 em escolas, ONGs e projetos sociais.

No Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e nos laboratórios de pesquisas e construções coreográficas. de Teatro/Dança pós universidade. As danças de matrizes africanas (Coco de Roda, Bumba-Meu-Boi, Dança Afro, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda, entre outras fazem parte da minha linha de estudos e pesquisas. Mais do que teoria, são vivenciadas em toda sua ancestralidade.

 Discutir Dança, Corpo, Gênero, Capoeira e Empoderamento é o maior objetivo desse workshop dividido em 3 (três) módulos, para melhor aprendizagem teórica e prática. No primeiro módulo, abordaremos a Puxada de Rede e o Maculelê; No segundo módulo, teremos o Samba de Roda e a Dança Afro.

 No terceiro módulo. iremos colocar em prática as aprendizagens adquiridas nos módulos anteriores, construindo pequenas células coreográficas Cada oficina ou módulo, terá a duração de 7 (sete) horas, com intervalo de 1 (uma) hora para descanso e lanche (opcional na própria Casa 31).

 Os módulos são opcionais. Porém para participar do 3ª (construção coreográfica) é necessário ter participado do 1ª ou do 2ª módulo. Onde se encaixa a Capoeira nesse processo? Todas as danças acima apresentadas são consideradas primas-irmãs da Capoeira

A Capoeira segundo Fred Abreu "pode ser considerada luta, dança, esporte, terapia, memória, história, brincadeira e filosofia de vida" Durante o processo queremos apresentar as Danças de Matrizes Africanas ligadas a Capoeira (Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Dança Afro) e ao final "brincar" com a possibilidade de criar células e construções coreográficas da junção das ricas. manifestações da Cultura Afro Brasileira, Nada novo! Afinal pelo Brasil e o mundo a fora a Capoeira tem sido a base de belíssimas aprestações de Teatro, Dança e Música.

 Para obter o Certificado de Participação se faz necessário ter participado de pelo menos 2 (dois) módulos a livre escolha do participante.

 VOCÊ VAI FICAR DE FORA? CORRA E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!