24 de abr. de 2018

Hip-Hop e Resistência

A conjuntura que o país vive atrapalha, inclusive,
as produções independentes. 
A 11 anos em Alagoas existe o Abril Pro Hip Hop um festival, que foi criado na intenção de um fortalecimento coletivo do Hip Hop como um instrumento de transformação de vidas. 

Segundo  Geysson Santos  a atividade vem fortalecendo o movimento politicamente através da arte e da cultura.  Além de firmar conexões com outros Estados pra garantir a visibilidade das produções locais para além de Alagoas.


Como é produzir o Abril HH a 11 anos ?

Como fazemos atividades durante todo o ano, sinto que a diferença de produzir o Abril Pro Hip Hop é diferente de tudo. Não sei se por ter entrado no movimento a partir de uma das edições do Abril, mas acho que a energia é diferente. 

A sensação é de realmente estar fazendo Hip Hop, já que aqui em Alagoas –talvez no Brasil, seja tão difícil a gente ver um evento voltado para o Hip Hop como um todo, não apenas para um ou dois elementos. É diferente, é muito melhor.

Qual a maior dificuldade que vocês tem durante o processo de produção do evento?

São várias as dificuldades, mas como o Abril tem uma amplitude maior do que os eventos tradicionais que organizamos, temos dificuldade em pernas para garantir toda a estrutura do evento, como também de apoios externos. Mas seguimos produzindo, fazendo a correria nós por nós mesmos.

Apoio financeiro?

O Abril Pro Hip Hop é produzido de forma independente. Esse ano estamos esperando algumas confirmações, mas optamos por apoio de sindicatos, comerciantes locais. Na perspectiva de garantir um evento produzido inteiramente pela periferia.

Alguma atracão convidada de outro estado?

Temos uma parceria firmada com a Brigada Hip Hop, anualmente eles se fazem presentes no Abril e promovemos o intercâmbio do hip hop nordestino.
  Esse ano não será diferente, mas no âmbito de apresentação, esse ano voltamos as atenções inteiramente pra o que tá sendo produzido em Alagoas, além
de priorizar a participação de novos grupos que nunca tiveram oportunidade de tocar em nenhum dos 10 anos de Abril Pro Hip Hop

Porque Abril?

É inegável a influência que tivemos do Abril Pro Rock. Um evento histórico que influenciou gerações de jovens que constituem o rock até os dias de hoje. Mas apesar da influencia, partimos de outro ponto de vista da construção do evento. Para nós, o ano inicia após o Abril, voltamos nossos 4 primeiros meses para a construção da idéia e desse projeto. 

Temos muitos problemas, mas na nossa concepção, a idéia tem dado certo, afinal, estamos comemorando 11 anos,né?! Talvez seja um dos eventos com histórico mais extenso no calendário do hip hop nordestino. Isso é uma vitória para Alagoas, só falta o reconhecimento.

Quantas pessoas vcs esperam q apareçam no evento?

Estimamos a média de circulação de mil e 2 mil pessoas, no somatório dos dois dias de evento.

Vamos Ou bora?