15 de jun. de 2018

Bate papo com Lú Santos falando do Arraiá Segura o coco 2018


De onde surgiu a idéia de fazer o evento? 

De onde surgiu a ideia de fazer o evento? 

O coco alagoano sempre me fascinou por sua pisada e pela batida marcante do pandeiro. Foi quando comecei  a acompanhar e assistir os concursos de coco de roda promovidos pelos grupos, que acontece durante os festejos juninos.  A partir de então, percebi a ausência dessa brincadeira para além dos concursos. Passei a pesquisar e a frequentar   espaços onde haviam apresentações das Mestras e Mestres locais.

 Em 2010 durante um encontro na casa de um amigo começamos a cantar e ensaiar uns passos de coco. E isso se tornou rotina das nossas festas. Tudo acabava na pisada do coco.
Mas sempre sentindo falta da e valorizasse as nossas  Mestras e Mestres durante o ano todo e também nos festejos juninos.

Em 2013 realizamos a primeira oficina de Trupé do coco alagoano com os filhos do saudoso Mestre Verdelinho. Ainda, em 2013 no aniversário do Maracatu Coletivo Afrocaeté, surgiu um encontro meio que inesperado formando uma grande roda de coco, reunindo diversos cantadoras e cantadores entre eles a Mestra Zeza do Coco, hoje patrimônio vivo, do nosso estado.

Em 2014 tomada por esse pertencimento alagoano, idealizo um arraiá que contemplasse os grupos das Mestras e dos Mestres, que faz parte da nossa identidade fortalecendo assim nossa cultura alagoana.

 Onde será? 
Na sede do Coletivo Afrocaeté a partir das 15h

 Quais as atrações ? 

Os Verdelinhos
Coco da Comunidade Azul
Mestra Zeza do Coco
Coco de Maria
Demis Santana
Segura o Coco
Fidelis e a

Qual a importância de atividades como essa nesse período ? 

 o “Arraiá Segura o Coco”,  é iniciativa inédita no São João de Maceió, será uma celebração da nossa cultura tradicional e terá a participação dos principais representantes da cidade da antiga e da nova geração do coco alagoano.
 _

 O coco de roda é alagoano? 
Típico de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste, o coco tem sido acolhido e desenvolvido no coração do Coletivo AfroCaeté.

O evento é grátis ? Sim, tanto as oficinas como os shows.

Lú Santos 
Pedagoga, batuqueira do Afrocaeté 
 idealizadora do Arraiá Segura o Coco