Pular para o conteúdo principal

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento


Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop, que reconhece
iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo, fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento.

A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop, coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal.

Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfrentam a misoginia, promovem a igualdade e fortalecem os territórios culturais onde as mulheres estão. O Hip-Hop é política, é cuidado, é arte que transforma, e as mulheres estão no centro dessa transformação”, destacou a ministra Márcia Lopes.
As mulheres do Hip-Hop, que historicamente constroem o movimento de forma coletiva, articulada e potente, agora também avançam no reconhecimento do Estado e na construção de políticas públicas específicas, fortalecendo o Hip-Hop como ferramenta de transformação social.

Em Alagoas, essa luta é representada por Alyne Sakura, militante do movimento Hip-Hop, fotógrafa, produtora cultural e MC, que há mais de uma década atua na organização de batalhas de rima, oficinas, festivais e ações culturais nas periferias de Maceió e do interior. Sakura integra o Fórum Nacional e destaca que a criação do prêmio é “um passo histórico para reconhecer a potência do trabalho das mulheres do Hip-Hop em cada quebrada do Brasil.”

Alyne Sakura acredita na cultura Hip-Hop como elemento de transformação social dentro das escolas, usando a arte como ferramenta de diálogo com a juventude, valorizando identidades, histórias e construindo caminhos de esperança para meninas e mulheres das periferias.


O que o prêmio contempla

Podem se inscrever iniciativas lideradas por mulheres em diversas expressões da cultura Hip-Hop, como: composição, arranjos, produção de beats, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sites, revistas, batalhas, rodas culturais, cyphers, jams, espetáculos, slam, beatbox, graffiti, artes visuais, pesquisas, mapeamentos, fotografias, seminários, ciclos de debates, palestras, workshops, oficinas, cursos livres, festivais e fóruns.

Premiação

Serão 65 iniciativas culturais premiadas, sendo:

  • 20 prêmios de R$ 26.250,00 para mulheres que representam os elementos da cultura Hip-Hop com histórico e trajetória reconhecidos no movimento;

  • 45 prêmios de R$ 55.000,00 para grupos, coletivos sem CNPJ e instituições privadas sem fins lucrativos com cadastro ativo e atuação reconhecida há 2 anos ou mais no Hip-Hop.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail editalhiphop@mulheres.gov.br, com envio de:

No assunto do e-mail deve constar: “Inscrição Edital Hip Hop”. É aceita apenas uma iniciativa por CPF ou CNPJ.

Cronograma

  • 09/07/2025: Publicação do Edital

  • 16/07/2025: Bate-papo virtual para tira-dúvidas

  • 09/07 a 20/07/2025: Período de inscrições

  • 21/07 a 30/07/2025: Análise pela comissão de seleção

  • 01/08/2025: Resultado preliminar

  • 04 a 06/08/2025: Recursos

  • 07 a 08/08/2025: Contrarrazões

  • 11/08/2025: Resultado final

  • 12 a 19/08/2025: Habilitação

  • 25/08 a 01/09/2025: Assinatura de recibos

  • 01 a 31/10/2025: Evento de premiação

Reconhecimento e continuidade

O Prêmio integra o Programa Intersetorial Mulheres no Hip-Hop, que tem como finalidade fomentar a construção de políticas públicas voltadas às mulheres do movimento e representa a força de articulação das mulheres que há décadas constroem o Hip-Hop como ferramenta de denúncia, transformação social e construção de futuros possíveis em cada território do país.

“Com essa conquista, mostramos que o Hip-Hop feito por mulheres vai continuar avançando com dignidade, valorização e reconhecimento”, afirma Alyne Sakura, de Alagoas, que seguirá fortalecendo a luta para que outras manas sigam firmes no movimento.

Inscrevam-se, manas!

Alyne Sakura faz um chamado às mulheres do Hip-Hop de Alagoas e de todo o Brasil:
“Simbora Mulheres, se inscrevam no edital! Seu trampo é importante, sua voz é necessária e seu corre merece ser reconhecido. Bora ocupar esse espaço, fortalecer nossa caminhada e seguir transformando vidas com o Hip-Hop!”

Postagens mais visitadas deste blog

Em Fevereiro Maceió vai tremerrr com A Mostra de Hip Hop Maceió Breaking Combate

Hip Hop Maceió Breaking Combate 2025: A Cultura de Rua em Alta! Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió será palco da terceira edição do Hip Hop Maceió Breaking Combate , evento que promete movimentar e fortalecer a cultura Hip-Hop no estado. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio do Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo e Batalha Marginal, o evento chega com uma novidade: o caráter interestadual, ampliando ainda mais sua relevância. Desde sua primeira edição, em 2012, o Breaking Combate , a batalha histórica entre bboys da Zona Sul e da Zona Oeste de Maceió ficou na memória de todos. Em 2014, a segunda edição aconteceu na Vila Brejal e também foi marcada por intensas disputas entre bboys e bgirls de diferentes regiões da cidade. Apesar dos desafios, com apenas 15 minutos de chuva o espaço ficou alagado e as pressas foi preciso encerrar o evento e correr para tirar som e desligar a energia para evitar acidentes.  A programação deste ano está imperdível! Teremos ba...

Está chegando a hora, Dias 15 e 16 de Fevereiro Maceió Breaking Combate

 Maceió será palco  da Mostra Maceió Breaking Combate, evento que promete agitar a cena Hip-Hop local Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió recebe a Mostra Maceió Breaking Combate, um evento que se consolidou como um dos maiores fomentadores da cultura Hip-Hop na Zona Sul de Maceió. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio de importantes parceiros como o Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo, Batalha Marginal e Kzebre Coletivo Audiovisual, o evento conta também com o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Com o objetivo de promover o breaking e o Hip-Hop, além de incentivar a inclusão social e o empoderamento da juventude por meio da arte e da dança, a edição deste ano traz uma grande novidade: o evento terá caráter interestadual com B-boys e B-girls de todo o nordeste, ampliando ainda mais sua importância e abrangência. A programação está repleta de atrações imperdíveis....

Ministério da Saúde promove encontro com Comunicadores Populares para discutir saúde sem racismo

Comunicação popular e saúde de mãos dadas! Recentemente, colei  em Brasília a convite do Ministério da Saúde, junto a vários comunicadores de diversas regiões do Brasil.  A comunicação popular tem um papel super importante na saúde, especialmente quando se trata de garantir que todas as pessoas, principalmente as mais marginalizadas, tenham acesso a informações sobre serviços essenciais, como o SUS.  O objetivo foi fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e discutir como melhorar a comunicação, combatendo o racismo e promovendo a equidade racial. Durante o evento, a galera discutiu como a comunicação pode chegar às pessoas onde elas estão – seja no mercado, na igreja ou até nas ruas – de uma forma simples e direta.  Discutimos a importância de usar canais próximos das comunidades, como rádios comunitárias, redes sociais e até caixas de som nas bicicletas, para passar informações de saúde de forma acessível e confiável. Além disso, foi l...