Pular para o conteúdo principal

Lamentável o dia 20 de novembro [Dia Nacional da Consciência Negra] em Alagoas!


Como se não bastasse a mudança do feriado, decretada pelo governador, em função de melhor organizar o calendário, aproveitar mais o final de semana ou coisa parecida, foi lamentável assistir a homenagem que o estado fez a Zumbi - e a todos os heróis da resistência - na Serra da Barriga. 
A chegada na cidade de União dos Palmares já me deixou triste e um tanto desconsolada. 
 O comércio aberto, as pessoas caminhando pela rua como se fosse apenas mais um dia de idas e vindas. Ainda guardo na memória as lembranças vivas do ano passado [infelizmente nunca subi a Serra no dia 20 em outros anos, pois sempre estive envolvida em outras atividades fora do estado]. Ser recepcionada por cores, sons, vozes, uma grande circulação de pessoas preparadas para subir a serra, fazer seus ritos sagrados e homenagens ao povo negro.
 Ou ainda agradecer a presença da África na constituição de nosso país, de nossa história, da fé que alimenta milhares brasileiros.
Foi assim o ano passado! A Serra da Barriga me parecia pequena para receber tanta gente. E tinha roda de capoeira espalhadas por todo o terreiro, tinha grupos de dança, afoxé, maracatu, reggue, maculelê, artesões, vi até um lindo reisado que veio de Viçosa para prestar suas homenagens ao dia. Foi um dia de festa e resistência.
Em 2012, o cenário estava tenso. A presença ostensiva da polícia e sua tropa de elite para proteger as figuras ilustres do dia: ministros, secretários, representantes do governo. Acho que a troca do feriado foi apenas para satisfazer a agenda de uma ou outra “figura ilustre”. E os tributos não pararam por ai. Enquanto os religiosos prestavam suas homenagens a todos os lutadores, aos negros e negras mortos nas batalhas contra os senhores de engenho, a tropa de elite e a força nacional encampavam suas armas atirando para o alto.
Difícil ver esta cena. Tentei não acompanhar tudo que tava acontecendo, mas os tiros continuaram. Cortejo para Zumbi com uma salva de tiros é no mínimo contraditório. Revivemos a invasão ao Quilombo dos Palmares. 
Os tiros abriram caminho para a passagem dos ilustres, que com o cessar fogo, subiram ao palco. E lá se foi horas e horas de discursos vazios, promessas, falas totalmente descontextualizadas, entretanto bastante pretensiosas: a reforma do parque que começa nesta segunda-feira, teve até promessa de centenas de filtros para água nas comunidades vizinhas e outras tantas bobagens, cinismo, hipocrisia...
Mas, meu olhar descontente também capturou alegrias. Enquanto o palco central estava ocupado pelo Estado e seus representantes, se espalhava pelo terreiro dezenas de grupos de capoeira, visitantes, religiosos, o pessoal dos movimentos sociais e grupos culturais.
 Foi lindo ver que quase ninguém parou para ver o que estava acontecendo no palanque. Num protesto silencioso as pessoas se espalharam pela Serra buscando outros encontros e outras conversas.
Desfeita a solenidade [ou melhor, toda a palhaçada], voltamos todos a ocupar o centro da Serra, a aplaudir o trabalho dos grupos. Quando o Malungos do Ilê subiu, levantou a poeira e me trouxe a sensação de que enfim, eu tinha chegado na Serra da Barriga!
O dia foi longo, intenso e cansativo. Mas, valeu a pena ter subido a Serra, marcar um dia tão importante no nosso calendário, reconhecer a força e a resistência de todos que viveram e lutaram no Quilombo dos Palmares.
Os gritos de resistência ainda reverberam, então que possamos dizer não ao preconceito, ao racismo e a toda forma de injustiça.
 Por: Renata Guerda

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...