Pular para o conteúdo principal

Sobre Alyne Sakura

Alyne Cristina é conhecida como Sakura.

 Nasceu em Serra Talhada, Pernambuco, porém reside em Maceió, Alagoas desde os 12 anos de idade. Iniciou seus trabalhos artísticos em Alagoas no ano de 2005 fazendo programação na Radio Comunitária Mundaú FM “89,1”.

 Nesta rádio era responsável junto a Jackson Nascimentos pelo programa Forró Mania, em que predominavam os estilos musicais forró raiz e forró pé de serra. Com o passar do tempo, notou que o estilo musical não combinava consigo e começou a fazer o programa Rock Mania no qual ia ao ar de segunda-feira a sexta-feira no horário das 13:00hs às 16:00hs.

 Em 2006 afastou-se da rádio Mundaú FM e começou a cantar em uma banda que era chamada “Meninas”, grupo escolar que enquadrava seu repertório no estilo musical MPB.

 Já no ano de 2006 fez uma participação na Banda Raggamuffin como Backing Vocal e se envolveu em 2007 no ramo da moda, trabalhando, principalmente, como modelo fotográfico para a loja Innovati.

 Nesta loja fez participação em três catálogos e em dois desfiles.

 Em 2008 conheceu o Quintal Cultural onde pôde obter a maior experiência cultural de sua vida através da formação teatral, musical e política. Ainda neste mesmo ano formou-se no curso de Arte Educadora pela RECID –AL que possibilitou, posteriormente, organizar e liderar oficinas com temas:
*Consumismo , Intervenção estética urbana, Preconceito, Teatro, Comunicação, Educação Sexual, Cultura Periférica, Intercâmbios Cultural, dentre outras temáticas.

 Em 2008, representou Alagoas durante o Encontro Nacional da Juventude no Estado da Paraíba e durante o Circuito da Juventude Periférica, passando pelos Estados de Pernambuco, Sergipe e Paraíba.
Oficina de Comunicação - Radio Manguezal na Comunidade de Pantanal- Aracaju-SE


Alyne Sakura realiza trabalhos como atriz de teatro e já contou com mais de 60 performances realizadas no Quintal Cultural e entre outros locais, tendo como personagens principais:
 Creide - Teatro Novela;
 Roxana - No Sexo só camisinha Salva;
 Padre - Casamento Teatral do Rogério Dias.
Cida - Cidadania Já
Sr: Tauros - Adaptação do Texto Quanto Custa o Ferro
Foi junto a Trupe do Grupo Teatral Sol Nascente que pôde descobrir o amor pelas artes cênicas.

 No ano de 2009 começou a produzir eventos como
* Primeiro encontros de rap´s AL
*Encontro da Multiplicidade artístico Periférico em parceria com o Quintal Cultural
 *Evento Sobre a semana da consciência negra em parceira da RECID-AL e Blog Hip-Hop Alagoano *Primeira Virada Cultural no Quintal cultural
 *Hip-Hop Vai a Praça com o Blog hip-Hop- AL
 *Jingle Bells Hip-Hop com o Blog hip-Hop- AL
* Hip-Hop é na Rua  com o Blog Hop-Hop - AL
 *Rap informação
*Mente engatilhada como a Família TodosUm
*1 Baile de fantasia no Quintal Cultural
 *Chama que é Cultura
*Noite Negra
*Hip-Hop break Combate com o Blog Hip-Hop- AL
*Hip-Hop Come no Centro com o Blog HH-AL
 *1 Mostra Cultural Periférica Blog do Blog da Sakura
Entre outros...

Em 2011 criou um Blog pessoal onde postaria seus trabalhos artísticos e mostraria pra parente
e amigos, começou a fazer textos, dando sua opinião sobre diversos temas, da então não parou mais, o Blog da Sakura passou a ser um portal de cultura periférica, divulgando eventos, em menos de um ano teve mais de 4 mil visitas

No ano de 2013 participou de um curta metragem de autoria de Wladmir Lima chamado “Matador”, que significou uma experiência diferente e importante para o seu aprendizado. Este curta despertou-lhe um interesse diferente pelo cinema.

Coordenadora do Espaço Cultural Quintal Cultural durante 3 anos seguidos onde organizava eventos semanais de cultura, ministrando oficinas de teatro, coco de roda, Hip-Hop e realizando um trabalho de monitora de Aulas de Dança Frevo com Italo Jhow

 Alyne Sakura é fotografa e trabalha na área de imagens há alguns anos, também trabalha com books e coberturas de eventos. Em se tratando de imagem, teve a oportunidade de gravar cenas do Documentário a Cultura Hip-Hop Vive em Alagoas, fazendo também, a narração e o som direto.

Em 2013 formou um grupo de Rap chamado Império Feminino na Primeira formação com mais 2 integrantes ( AriJah e Negra Pyll ) por motivos pessoas o grupo foi fragmentado e hoje faz carreira solo

 Se apresentou no Praça Santa Tereza
 Abril Pro Hip- Hop 
Homenagem a Guto Bandeira (Quintal Cultural )
Festa de Primeiro de Maio da CUT
 Mirante Cultural
 Grito Roock Participação com o Biografia Rap
Hip-Hop Come no Centro
UFAL  Participação com o Biografia Rap no
Garça Pro Surf 2014
Sarau da ALPV - SE

 Modelo oficial da Estylo Roots – Maceió participou de vários ensaios fotográficos e desfiles representado a loja.

 Em 2014 começou a apresentar o programa Conexão Periferia que vai ao ar Todos os Domingos das 13 as 15h  na radio Litoral FM 95,5, um programa voltado pra cultura periférica, com muito em Reggae, Rap, Informação, Entrevistas, Links ao Vivo, promoções, utilidade pública e a  participação ao vivo do ouvinte.
* Entrevista Sobre o Conexão Periferia

O programa na radio durou em torno de 4 me





Postagens mais visitadas deste blog

Em Fevereiro Maceió vai tremerrr com A Mostra de Hip Hop Maceió Breaking Combate

Hip Hop Maceió Breaking Combate 2025: A Cultura de Rua em Alta! Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió será palco da terceira edição do Hip Hop Maceió Breaking Combate , evento que promete movimentar e fortalecer a cultura Hip-Hop no estado. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio do Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo e Batalha Marginal, o evento chega com uma novidade: o caráter interestadual, ampliando ainda mais sua relevância. Desde sua primeira edição, em 2012, o Breaking Combate , a batalha histórica entre bboys da Zona Sul e da Zona Oeste de Maceió ficou na memória de todos. Em 2014, a segunda edição aconteceu na Vila Brejal e também foi marcada por intensas disputas entre bboys e bgirls de diferentes regiões da cidade. Apesar dos desafios, com apenas 15 minutos de chuva o espaço ficou alagado e as pressas foi preciso encerrar o evento e correr para tirar som e desligar a energia para evitar acidentes.  A programação deste ano está imperdível! Teremos ba...

Está chegando a hora, Dias 15 e 16 de Fevereiro Maceió Breaking Combate

 Maceió será palco  da Mostra Maceió Breaking Combate, evento que promete agitar a cena Hip-Hop local Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió recebe a Mostra Maceió Breaking Combate, um evento que se consolidou como um dos maiores fomentadores da cultura Hip-Hop na Zona Sul de Maceió. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio de importantes parceiros como o Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo, Batalha Marginal e Kzebre Coletivo Audiovisual, o evento conta também com o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Com o objetivo de promover o breaking e o Hip-Hop, além de incentivar a inclusão social e o empoderamento da juventude por meio da arte e da dança, a edição deste ano traz uma grande novidade: o evento terá caráter interestadual com B-boys e B-girls de todo o nordeste, ampliando ainda mais sua importância e abrangência. A programação está repleta de atrações imperdíveis....

Ministério da Saúde promove encontro com Comunicadores Populares para discutir saúde sem racismo

Comunicação popular e saúde de mãos dadas! Recentemente, colei  em Brasília a convite do Ministério da Saúde, junto a vários comunicadores de diversas regiões do Brasil.  A comunicação popular tem um papel super importante na saúde, especialmente quando se trata de garantir que todas as pessoas, principalmente as mais marginalizadas, tenham acesso a informações sobre serviços essenciais, como o SUS.  O objetivo foi fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e discutir como melhorar a comunicação, combatendo o racismo e promovendo a equidade racial. Durante o evento, a galera discutiu como a comunicação pode chegar às pessoas onde elas estão – seja no mercado, na igreja ou até nas ruas – de uma forma simples e direta.  Discutimos a importância de usar canais próximos das comunidades, como rádios comunitárias, redes sociais e até caixas de som nas bicicletas, para passar informações de saúde de forma acessível e confiável. Além disso, foi l...