Pular para o conteúdo principal

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento


Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop, que reconhece
iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo, fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento.

A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop, coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal.

Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfrentam a misoginia, promovem a igualdade e fortalecem os territórios culturais onde as mulheres estão. O Hip-Hop é política, é cuidado, é arte que transforma, e as mulheres estão no centro dessa transformação”, destacou a ministra Márcia Lopes.
As mulheres do Hip-Hop, que historicamente constroem o movimento de forma coletiva, articulada e potente, agora também avançam no reconhecimento do Estado e na construção de políticas públicas específicas, fortalecendo o Hip-Hop como ferramenta de transformação social.

Em Alagoas, essa luta é representada por Alyne Sakura, militante do movimento Hip-Hop, fotógrafa, produtora cultural e MC, que há mais de uma década atua na organização de batalhas de rima, oficinas, festivais e ações culturais nas periferias de Maceió e do interior. Sakura integra o Fórum Nacional e destaca que a criação do prêmio é “um passo histórico para reconhecer a potência do trabalho das mulheres do Hip-Hop em cada quebrada do Brasil.”

Alyne Sakura acredita na cultura Hip-Hop como elemento de transformação social dentro das escolas, usando a arte como ferramenta de diálogo com a juventude, valorizando identidades, histórias e construindo caminhos de esperança para meninas e mulheres das periferias.


O que o prêmio contempla

Podem se inscrever iniciativas lideradas por mulheres em diversas expressões da cultura Hip-Hop, como: composição, arranjos, produção de beats, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sites, revistas, batalhas, rodas culturais, cyphers, jams, espetáculos, slam, beatbox, graffiti, artes visuais, pesquisas, mapeamentos, fotografias, seminários, ciclos de debates, palestras, workshops, oficinas, cursos livres, festivais e fóruns.

Premiação

Serão 65 iniciativas culturais premiadas, sendo:

  • 20 prêmios de R$ 26.250,00 para mulheres que representam os elementos da cultura Hip-Hop com histórico e trajetória reconhecidos no movimento;

  • 45 prêmios de R$ 55.000,00 para grupos, coletivos sem CNPJ e instituições privadas sem fins lucrativos com cadastro ativo e atuação reconhecida há 2 anos ou mais no Hip-Hop.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail editalhiphop@mulheres.gov.br, com envio de:

No assunto do e-mail deve constar: “Inscrição Edital Hip Hop”. É aceita apenas uma iniciativa por CPF ou CNPJ.

Cronograma

  • 09/07/2025: Publicação do Edital

  • 16/07/2025: Bate-papo virtual para tira-dúvidas

  • 09/07 a 20/07/2025: Período de inscrições

  • 21/07 a 30/07/2025: Análise pela comissão de seleção

  • 01/08/2025: Resultado preliminar

  • 04 a 06/08/2025: Recursos

  • 07 a 08/08/2025: Contrarrazões

  • 11/08/2025: Resultado final

  • 12 a 19/08/2025: Habilitação

  • 25/08 a 01/09/2025: Assinatura de recibos

  • 01 a 31/10/2025: Evento de premiação

Reconhecimento e continuidade

O Prêmio integra o Programa Intersetorial Mulheres no Hip-Hop, que tem como finalidade fomentar a construção de políticas públicas voltadas às mulheres do movimento e representa a força de articulação das mulheres que há décadas constroem o Hip-Hop como ferramenta de denúncia, transformação social e construção de futuros possíveis em cada território do país.

“Com essa conquista, mostramos que o Hip-Hop feito por mulheres vai continuar avançando com dignidade, valorização e reconhecimento”, afirma Alyne Sakura, de Alagoas, que seguirá fortalecendo a luta para que outras manas sigam firmes no movimento.

Inscrevam-se, manas!

Alyne Sakura faz um chamado às mulheres do Hip-Hop de Alagoas e de todo o Brasil:
“Simbora Mulheres, se inscrevam no edital! Seu trampo é importante, sua voz é necessária e seu corre merece ser reconhecido. Bora ocupar esse espaço, fortalecer nossa caminhada e seguir transformando vidas com o Hip-Hop!”

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...