Pular para o conteúdo principal

Hip-Hop Militante

No ultimo Domingo (13-09) aconteceu mais uma atividade da Posse Atitude Periférica na Vila Brejal. Além da Oficina de Break com Pantera e Nego Love tivemos também Roda de Leitura O Hip-Hop com leitura parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura, uma atividade que se conversa sobre as leituras que as crianças realizaram em casa e na escola.

 Colocar o livro como possibilidade de encontro para viver as emoções provocadas pelas diversas formas de se ler é ter o espaço de leitura como um potencializador de magia, de sedução e de descobertas.

 Todos os Domingos a Roda de Leitura também vai funcionar como biblioteca ( Montada com os Livros doados na I Mostra Cultural periférica 3 anos de Blog Da Sakura ) a proposta e fazer com que cada criança da comunidade escolha um livro para levar para casa. Esta escolha é sempre mediada por nós – Integrantes da Posse Atitude Periférica -, embora seja a criança que decida o livro que quer ler. Na semana seguinte o leitor devolve o livro e troca por outro. No troca-troca dos livros os possam se expressar por meio de diferentes linguagens para dizer o que acharam do livro.

Um livro pode provocar muitas discussões e opiniões diferenciadas, donde concluímos que quanto mais leituras um texto provocar maior é a sua qualidade.

E neste sentido estamos muito atentos. Outro fator muito importante neste projeto é estimular participação da família.

Acompanhar a criança em suas leituras, ler junto, cada um ler uma parte, comentar o que leu, compartilhar opiniões, valorizar a leitura são atitudes que estimulam a criança. Consideramos que a socialização da leitura amplia os horizontes e favorece a relação afetiva e efetiva na vida. Acreditamos que as estratégias do projeto Hip-Hop com Leitura contribuem no desenvolvimento da autonomia de cada criança envolvida.











Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...