Pular para o conteúdo principal

WORKSHOP INTERFACES CAPOEIRA & DANÇA

 Os projetos são feitos de sonhos As longas caminhadas de pequenos passos. Sonhar, projetar e colocar em prática. Esse workshop é o resultado de sonhos e experiências vivenciadas nas aulas de Capoeira ministrada desde 2004 em escolas, ONGs e projetos sociais.

No Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e nos laboratórios de pesquisas e construções coreográficas. de Teatro/Dança pós universidade. As danças de matrizes africanas (Coco de Roda, Bumba-Meu-Boi, Dança Afro, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda, entre outras fazem parte da minha linha de estudos e pesquisas. Mais do que teoria, são vivenciadas em toda sua ancestralidade.

 Discutir Dança, Corpo, Gênero, Capoeira e Empoderamento é o maior objetivo desse workshop dividido em 3 (três) módulos, para melhor aprendizagem teórica e prática. No primeiro módulo, abordaremos a Puxada de Rede e o Maculelê; No segundo módulo, teremos o Samba de Roda e a Dança Afro.

 No terceiro módulo. iremos colocar em prática as aprendizagens adquiridas nos módulos anteriores, construindo pequenas células coreográficas Cada oficina ou módulo, terá a duração de 7 (sete) horas, com intervalo de 1 (uma) hora para descanso e lanche (opcional na própria Casa 31).

 Os módulos são opcionais. Porém para participar do 3ª (construção coreográfica) é necessário ter participado do 1ª ou do 2ª módulo. Onde se encaixa a Capoeira nesse processo? Todas as danças acima apresentadas são consideradas primas-irmãs da Capoeira

A Capoeira segundo Fred Abreu "pode ser considerada luta, dança, esporte, terapia, memória, história, brincadeira e filosofia de vida" Durante o processo queremos apresentar as Danças de Matrizes Africanas ligadas a Capoeira (Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Dança Afro) e ao final "brincar" com a possibilidade de criar células e construções coreográficas da junção das ricas. manifestações da Cultura Afro Brasileira, Nada novo! Afinal pelo Brasil e o mundo a fora a Capoeira tem sido a base de belíssimas aprestações de Teatro, Dança e Música.

 Para obter o Certificado de Participação se faz necessário ter participado de pelo menos 2 (dois) módulos a livre escolha do participante.

 VOCÊ VAI FICAR DE FORA? CORRA E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!


Postagens mais visitadas deste blog

Em Fevereiro Maceió vai tremerrr com A Mostra de Hip Hop Maceió Breaking Combate

Hip Hop Maceió Breaking Combate 2025: A Cultura de Rua em Alta! Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió será palco da terceira edição do Hip Hop Maceió Breaking Combate , evento que promete movimentar e fortalecer a cultura Hip-Hop no estado. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio do Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo e Batalha Marginal, o evento chega com uma novidade: o caráter interestadual, ampliando ainda mais sua relevância. Desde sua primeira edição, em 2012, o Breaking Combate , a batalha histórica entre bboys da Zona Sul e da Zona Oeste de Maceió ficou na memória de todos. Em 2014, a segunda edição aconteceu na Vila Brejal e também foi marcada por intensas disputas entre bboys e bgirls de diferentes regiões da cidade. Apesar dos desafios, com apenas 15 minutos de chuva o espaço ficou alagado e as pressas foi preciso encerrar o evento e correr para tirar som e desligar a energia para evitar acidentes.  A programação deste ano está imperdível! Teremos ba...

Está chegando a hora, Dias 15 e 16 de Fevereiro Maceió Breaking Combate

 Maceió será palco  da Mostra Maceió Breaking Combate, evento que promete agitar a cena Hip-Hop local Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió recebe a Mostra Maceió Breaking Combate, um evento que se consolidou como um dos maiores fomentadores da cultura Hip-Hop na Zona Sul de Maceió. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio de importantes parceiros como o Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo, Batalha Marginal e Kzebre Coletivo Audiovisual, o evento conta também com o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Com o objetivo de promover o breaking e o Hip-Hop, além de incentivar a inclusão social e o empoderamento da juventude por meio da arte e da dança, a edição deste ano traz uma grande novidade: o evento terá caráter interestadual com B-boys e B-girls de todo o nordeste, ampliando ainda mais sua importância e abrangência. A programação está repleta de atrações imperdíveis....

Ministério da Saúde promove encontro com Comunicadores Populares para discutir saúde sem racismo

Comunicação popular e saúde de mãos dadas! Recentemente, colei  em Brasília a convite do Ministério da Saúde, junto a vários comunicadores de diversas regiões do Brasil.  A comunicação popular tem um papel super importante na saúde, especialmente quando se trata de garantir que todas as pessoas, principalmente as mais marginalizadas, tenham acesso a informações sobre serviços essenciais, como o SUS.  O objetivo foi fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e discutir como melhorar a comunicação, combatendo o racismo e promovendo a equidade racial. Durante o evento, a galera discutiu como a comunicação pode chegar às pessoas onde elas estão – seja no mercado, na igreja ou até nas ruas – de uma forma simples e direta.  Discutimos a importância de usar canais próximos das comunidades, como rádios comunitárias, redes sociais e até caixas de som nas bicicletas, para passar informações de saúde de forma acessível e confiável. Além disso, foi l...