Pular para o conteúdo principal

WORKSHOP INTERFACES CAPOEIRA & DANÇA

 Os projetos são feitos de sonhos As longas caminhadas de pequenos passos. Sonhar, projetar e colocar em prática. Esse workshop é o resultado de sonhos e experiências vivenciadas nas aulas de Capoeira ministrada desde 2004 em escolas, ONGs e projetos sociais.

No Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e nos laboratórios de pesquisas e construções coreográficas. de Teatro/Dança pós universidade. As danças de matrizes africanas (Coco de Roda, Bumba-Meu-Boi, Dança Afro, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda, entre outras fazem parte da minha linha de estudos e pesquisas. Mais do que teoria, são vivenciadas em toda sua ancestralidade.

 Discutir Dança, Corpo, Gênero, Capoeira e Empoderamento é o maior objetivo desse workshop dividido em 3 (três) módulos, para melhor aprendizagem teórica e prática. No primeiro módulo, abordaremos a Puxada de Rede e o Maculelê; No segundo módulo, teremos o Samba de Roda e a Dança Afro.

 No terceiro módulo. iremos colocar em prática as aprendizagens adquiridas nos módulos anteriores, construindo pequenas células coreográficas Cada oficina ou módulo, terá a duração de 7 (sete) horas, com intervalo de 1 (uma) hora para descanso e lanche (opcional na própria Casa 31).

 Os módulos são opcionais. Porém para participar do 3ª (construção coreográfica) é necessário ter participado do 1ª ou do 2ª módulo. Onde se encaixa a Capoeira nesse processo? Todas as danças acima apresentadas são consideradas primas-irmãs da Capoeira

A Capoeira segundo Fred Abreu "pode ser considerada luta, dança, esporte, terapia, memória, história, brincadeira e filosofia de vida" Durante o processo queremos apresentar as Danças de Matrizes Africanas ligadas a Capoeira (Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Dança Afro) e ao final "brincar" com a possibilidade de criar células e construções coreográficas da junção das ricas. manifestações da Cultura Afro Brasileira, Nada novo! Afinal pelo Brasil e o mundo a fora a Capoeira tem sido a base de belíssimas aprestações de Teatro, Dança e Música.

 Para obter o Certificado de Participação se faz necessário ter participado de pelo menos 2 (dois) módulos a livre escolha do participante.

 VOCÊ VAI FICAR DE FORA? CORRA E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!


Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...