Pular para o conteúdo principal

Cultura Reggae Alagoas Vive e Resiste


  O reggae Alagoano tem muita história de resistência e realizações pra contar, e tem muito ainda para realizar! O coletivo Cultura Reggae Alagoas está contando, cantando e mostrando vários episódios que marcaram a história do reggae em Alagoas!

Curiosa e empolgada com o movimento, colei na galera do coletivo pra saber um pouco mais 

Onde surgiu a ideia do coletivo?

O grupo do Movimento Reggae foi criado em 2016 após a ocupação do IPHAN com o objetivo de cumprir um calendário fixo anual e da realização de um Festival de Reggae.


Após o primeiro encontro realizado em outubro de 2019 com representantes de bandas tanto da parte alta quanto da parte baixa de Maceió, nasceu a ideia da criação de um Núcleo no intuito de trabalharmos o objetivo principal do projeto com uma equipe menor onde pudéssemos ter direcionamentos mais concretos e assertivos para a evolução do mesmo.


Em 2020, fruto de muito debate, parte do núcleo constrói a roda de conversa sobre o movimento reggae e seus desdobramentos dentro da 2ª Mostra Musical Estúdio Vinil Edição Reggae.


Em março de 2021, o núcleo foi segmentado em dois Grupos de Trabalho: GT de Comunicação Estratégica, responsável por toda a comunicação e planejamento estratégico, a fim de elaborar, captar e executar projetos e GT de Mídias com a responsabilidade do gerenciamento de rede.


Na perspectiva de transformar a Música Reggae de Alagoas em patrimônio, ambos os grupos se empenham na coleta de dados e memórias, com a captação de imagens e depoimentos que contam a história desde o princípio do Movimento Reggae no estado e a criação de um formulário para extrair estatísticas sobre o cenário atual permitindo fazer essa conexão entre passado e presente como base para futuras gerações.  


Como vocês enxergam a cena do movimento reggae de forma organizada? 

O Movimento Reggae em Alagoas é composto por artistas e produtores que atuam tecnicamente na cena de arte e cultura, a fim de dar assistência ao público interno (artistas e técnicos), que principalmente na pandemia foi bastante afetado, abraçando também as comunidades que é o maior público da música reggae em Alagoas e no Brasil.


O que o coletivo pretende alcançar? 

Hoje, pretende-se alcançar o maior objetivo, que é a execução do calendário anual de atividades, bem como o Primeiro Festival de Bandas de Reggae de Alagoas.

Com a atual estrutura do grupo, existe o planejamento de oficinas para que a cadeia produtiva assim como a cadeia criativa possam vencer algumas dificuldades encontradas na hora de escrever um projeto ou concorrer a editais.


Quem faz o coletivo e o que essas pessoas são dentro do movimento cultural e artístico?

Atualmente o núcleo é composto por produtores e artistas organizados da seguinte forma:


GT de Comunicação Estratégica 

Helô Romeiro - Relações Públicas e Produtora

Shirley Jaires - Especialista em Gestão de Pessoas e Processos e Artista

Keka Rabelo - Relações Públicas e Produtora 

Ed Salú - Músico, Compositor, Produtor e Assistente Social


GT de Mídias 

Ari Consciência - Pesquisador

Felipe Oliveira - Músico, Compositor e Design

Ítalo John - Músico, Compositor e Produtor 

Carioca - Músico, Compositor, Produtor e Apresentador

Dilton Peixoto - Artista plástico, Poeta, Compositor e Produtor

Ed Salú - Músico, Compositor, Produtor e Assistente Social

Jessé - Artesão, Músico e Compositor

Carpa Júnior - Artesão, Músico e Compositor

Nêgo Lukaz - Músico, Produtor/Diretor de Palco e Musical


Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...