Pular para o conteúdo principal

A CORAJOSA, DE VITOR PIRRALHO: MISTURA DE RITMOS E HOMENAGEM AO MODERNISMO BRASILEIRO

Música A corajosa, que será lançada no dia 20 de janeiro, faz uma homenagem à pintora modernista Tarsila do Amaral, single de um álbum completo que aborda a Semana de Arte Moderna de 22 
Alyne Sakura, com colaboração de Paulo Canuto e Keka Rabelo
 
                               

E aiii, Sakuritanas e Sakuritanos!

 

Estava procurando uma pauta massa pra trazer aqui procês, e na busca por esse “algo massa” me deparei com a divulgação do novo trampo do Vitor Pirralho. O nome da música já me chamou a atenção, A corajosa, que será lançada dia 20 de janeiro, sem contar que achei a arte feita pela Alice Rodrigues muito bonita. Logo depois de ter feito o pre-save, fui procurar saber sobre essa música, perguntei qual era a proposta, Vitor disse: “A música é em homenagem à pintora Tarsila do Amaral, que foi uma das artistas mais importantes do nosso Modernismo, movimento artístico que, agora em 2022, completa 100 anos. Portanto, acho pertinente homenagear esse momento da história da nossa arte e as figuras que construíram tal movimento.".

Quando ele citou essas figuras, já deduzi que haveria outras canções com essa temática, já mandei o famoso “eithaaa... vai ter EP novo”, logo perguntei se haveria participações. Rapidamente, ele me diz que “não será um EP” que lançará este ano, “é um álbum mesmo, e a temática do álbum inteiro será sobre o Modernismo e o evento que marcou seu início, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922. Fazer essa homenagem, pra mim é natural, pois toda a minha obra, desde as primeiras músicas que fiz, ainda na adolescência, dialoga com esse movimento. Eu não poderia deixar de fazer essa homenagem no ano do centenário da Semana da Arte Moderna de 22.”, explica Vitor Pirralho. 

Ele continua dizendo: “Meu último álbum está cheio de feats, mas neste álbum serei apenas eu cantando, até pretendo que tenha participações de vocal, mas apenas no apoio, backing vocals em certas músicas, e muitos instrumentistas, já estou gravando alguns aos poucos, como é o caso de A corajosa, que tem o Bruno Palagani, que já tocou nos meus dois primeiros álbuns”, conta Vitor. “Nessa música, o Bruno fez violões e bandolim lindos, e a música será o single desse próximo álbum. Quero lançar o álbum de uma vez só, gostaria também de lançar junto um material adicional, como um livro, que contenha as letras e ao final a explicação sobre o processo de composição de cada uma delas e todas as referências utilizadas”, comenta o músico. No álbum terá muitos instrumentos orgânicos, pois como é um disco em homenagem ao Modernismo, que sobretudo lutou por uma arte nacionalista, o disco vai trazer muita brasilidade em sua sonoridade, muitos elementos afro-indígenas, percussão, samba, ijexá, xote, e por aí vai.”. O cantor espera que esse disco seja seu magnum opus (obra-prima).

Meu espírito de maloqueira, doido pra ter os babados pra contar procês, foi cutucar mais e perguntei como ele enxergava o momento digital, já que Vitor Pirralho é um artista old school, e como ele via essa "facilidade" que temos pra divulgar os trampos e tal´s, ele disse que "as plataformas digitais são o meio como se comercializa e se consome música hoje em dia, estou lá porque tenho de estar, é o que está acontecendo e sem estar nesse meio, não há como seu trampo ser acessado, mas eu gosto mesmo de mídia física", destaca. 
 
Sabendo que ele é professor de Literatura há 18 anos, pra finalizar a pauta, perguntei sobre a relação artista e professor. "Essa relação é algo muito bonito, pois a arte tem seu viés pedagógico, nós aprendemos com músicas, filmes, teatro, literatura etc., e como eu sou professor é meio que natural que minhas composições musicais transitem por esse caminho didático. Esse é o meu intuito, sempre foi, fazer música pensante, deixar os ouvintes com boas dúvidas que os instiguem a investigar os assuntos que abordo, porque fazer arte relevante sempre foi minha meta", finaliza Pirralho.
Pra fazer o pre-save de A corajosa, é só acessar clicando AQUI, lembrando que ela será lançada na próxima quinta-feira (20). 


Serviço: 
O quê: lançamento da música A corajosa, de Vitor Pirralho
Quando: 20/01 à 0h 
Onde: em todas as plataformas digitais
Contato para imprensa:
(82) 9 8881-1113 – Alyne Sakura
(82) 9 8849-2085 - Keka Rabelo 

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Está chegando a hora, Dias 15 e 16 de Fevereiro Maceió Breaking Combate

 Maceió será palco  da Mostra Maceió Breaking Combate, evento que promete agitar a cena Hip-Hop local Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió recebe a Mostra Maceió Breaking Combate, um evento que se consolidou como um dos maiores fomentadores da cultura Hip-Hop na Zona Sul de Maceió. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio de importantes parceiros como o Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo, Batalha Marginal e Kzebre Coletivo Audiovisual, o evento conta também com o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Com o objetivo de promover o breaking e o Hip-Hop, além de incentivar a inclusão social e o empoderamento da juventude por meio da arte e da dança, a edição deste ano traz uma grande novidade: o evento terá caráter interestadual com B-boys e B-girls de todo o nordeste, ampliando ainda mais sua importância e abrangência. A programação está repleta de atrações imperdíveis....

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...