Comunicação popular e saúde de mãos dadas!
Recentemente, colei em Brasília a convite do Ministério da Saúde, junto a vários comunicadores de diversas regiões do Brasil.
A comunicação popular tem um papel super importante na saúde, especialmente quando se trata de garantir que todas as pessoas, principalmente as mais marginalizadas, tenham acesso a informações sobre serviços essenciais, como o SUS.O objetivo foi fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e discutir como melhorar a comunicação, combatendo o racismo e promovendo a equidade racial.
Durante o evento, a galera discutiu como a comunicação pode chegar às pessoas onde elas estão – seja no mercado, na igreja ou até nas ruas – de uma forma simples e direta.
Discutimos a importância de usar canais próximos das comunidades, como rádios comunitárias, redes sociais e até caixas de som nas bicicletas, para passar informações de saúde de forma acessível e confiável.
Além disso, foi levantada a necessidade de traduzir dados técnicos de saúde em uma linguagem mais fácil de entender, e também de garantir que as mídias alternativas, como as voltadas para o público negro, tenham mais acesso a recursos e parcerias com o governo.
Enfim, a comunicação popular é fundamental para levar as pessoas a se engajarem com o sistema de saúde e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população, especialmente da população negra, que enfrenta mais desafios no acesso e no cuidado à saúde
A Oficina Nacional de Comunicação para o Fortalecimento da Saúde da População Negra reuniu comunicadores populares de todo Brasil!
Para construir estratégias que fortaleçam a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, promovendo vínculo, emancipação e acesso à informação.
Saiba mais AQUI
#SUS #MinistériodaSaúde #Equidade