Pular para o conteúdo principal

Roda de Conversa "Quilombo Ontem e Hoje: Perspectivas e Desafios da Mulher Negra" reúne vozes femininas de Maceió

 No próximo dia 22 de março, o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo, o Museu Comunitário Cultura Periférica e o Grupo Capoeira Águia Negra, promovem juntos uma Roda de Conversa com o tema "Quilombo Ontem e Hoje: Perspectivas e Desafios da Mulher Negra" .

 O evento, que acontece às 15h, na sede do CEPA Quilombo, localizada no Quilombo Urbano Jacintinho e tem entrada gratuita, tem como objetivo discutir e trocar saberes sobre a luta das mulheres, com foco especial nas mulheres negras, além de reforçar a importância do 21 de março, Dia Internacional de Combate ao Racismo.

Mulheres da cultura são convidadas para compor a roda de diálogos: Mirian Araújo , Patrimônio Vivo de Alagoas, Sacerdotisa do Ilê Nifé Posú Betá, Vanessa Paulino , Assistente Social e  coordenadora do CEPA Quilombo, Thayse Melo , Idealizadora do Projeto Acotirene no bairro da Pescaria, Helô Romeiro , Produtora Cultura e Relações Públicas, Alyne Sakura , Comunicadora Popular,  ativista do movimento Hip Hip e Movimento Periférico e como mediadora, Sirlene Gomes , Graduada em Dança, Educadora Popular e Contra mestra do Grupo Capoeira Águia Negra.

A atividade surge como um espaço de resistência e empoderamento, em um momento em que as desigualdades e violências de gênero e raça se intensificam. A proposta é refletir sobre os desafios históricos enfrentados pelas mulheres negras, desde os tempos dos quilombos até os dias atuais, além de discutir estratégias de enfrentamento e superação dessas opressões contando também com intervenções culturais como de RAP com Alyne Sakura e Capoeira com o Grupo Águia Negra.

O evento é aberto a todas, todos e todes que desejam participar dessa construção coletiva, reforçando a importância da união na luta por direitos e igualdade visando reunir mulheres negras que atuam em diversos segmentos da sociedade para compartilhar experiências, saberes e fortalecer a luta contra as violências que atingem as mulheres, especialmente as negras, no Brasil.

A Roda de Conversa é um convite para refletir sobre o passado, presente e futuro das mulheres negras, celebrando suas conquistas e reconhecendo os desafios que ainda precisam ser superados, reforçando o papel fundamental dos quilombos urbanos como espaços de resistência e preservação da cultura afro-brasileira, além de destacar a importância da educação e da organização comunitária na transformação social.

Serviço:

Evento: Roda de Conversa "Quilombo Ontem e Hoje: Perspectivas e Desafios da Mulher Negra"

Data: 22 de março de 2024

Horário: 15h

Local: Sede do CEPA Quilombo - Quilombo Urbano Jacintinho, Maceió/AL

Realização: Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo, Museu Comunitário Cultura Periférica e Grupo Capoeira Águia Negra

Entrada: gratuita e aberta ao público

Parceria de Rede e Imprensa:  Keka Rabelo 82 98220-3194 / 82 98849-2085

Matéria produzida por Heloiza Romeiro e Sirlene Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

Em Fevereiro Maceió vai tremerrr com A Mostra de Hip Hop Maceió Breaking Combate

Hip Hop Maceió Breaking Combate 2025: A Cultura de Rua em Alta! Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió será palco da terceira edição do Hip Hop Maceió Breaking Combate , evento que promete movimentar e fortalecer a cultura Hip-Hop no estado. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio do Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo e Batalha Marginal, o evento chega com uma novidade: o caráter interestadual, ampliando ainda mais sua relevância. Desde sua primeira edição, em 2012, o Breaking Combate , a batalha histórica entre bboys da Zona Sul e da Zona Oeste de Maceió ficou na memória de todos. Em 2014, a segunda edição aconteceu na Vila Brejal e também foi marcada por intensas disputas entre bboys e bgirls de diferentes regiões da cidade. Apesar dos desafios, com apenas 15 minutos de chuva o espaço ficou alagado e as pressas foi preciso encerrar o evento e correr para tirar som e desligar a energia para evitar acidentes.  A programação deste ano está imperdível! Teremos ba...

Está chegando a hora, Dias 15 e 16 de Fevereiro Maceió Breaking Combate

 Maceió será palco  da Mostra Maceió Breaking Combate, evento que promete agitar a cena Hip-Hop local Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió recebe a Mostra Maceió Breaking Combate, um evento que se consolidou como um dos maiores fomentadores da cultura Hip-Hop na Zona Sul de Maceió. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio de importantes parceiros como o Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo, Batalha Marginal e Kzebre Coletivo Audiovisual, o evento conta também com o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Com o objetivo de promover o breaking e o Hip-Hop, além de incentivar a inclusão social e o empoderamento da juventude por meio da arte e da dança, a edição deste ano traz uma grande novidade: o evento terá caráter interestadual com B-boys e B-girls de todo o nordeste, ampliando ainda mais sua importância e abrangência. A programação está repleta de atrações imperdíveis....

Ministério da Saúde promove encontro com Comunicadores Populares para discutir saúde sem racismo

Comunicação popular e saúde de mãos dadas! Recentemente, colei  em Brasília a convite do Ministério da Saúde, junto a vários comunicadores de diversas regiões do Brasil.  A comunicação popular tem um papel super importante na saúde, especialmente quando se trata de garantir que todas as pessoas, principalmente as mais marginalizadas, tenham acesso a informações sobre serviços essenciais, como o SUS.  O objetivo foi fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e discutir como melhorar a comunicação, combatendo o racismo e promovendo a equidade racial. Durante o evento, a galera discutiu como a comunicação pode chegar às pessoas onde elas estão – seja no mercado, na igreja ou até nas ruas – de uma forma simples e direta.  Discutimos a importância de usar canais próximos das comunidades, como rádios comunitárias, redes sociais e até caixas de som nas bicicletas, para passar informações de saúde de forma acessível e confiável. Além disso, foi l...