Pular para o conteúdo principal

Roda de Conversa "Quilombo Ontem e Hoje: Perspectivas e Desafios da Mulher Negra" reúne vozes femininas de Maceió

 No próximo dia 22 de março, o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo, o Museu Comunitário Cultura Periférica e o Grupo Capoeira Águia Negra, promovem juntos uma Roda de Conversa com o tema "Quilombo Ontem e Hoje: Perspectivas e Desafios da Mulher Negra" .

 O evento, que acontece às 15h, na sede do CEPA Quilombo, localizada no Quilombo Urbano Jacintinho e tem entrada gratuita, tem como objetivo discutir e trocar saberes sobre a luta das mulheres, com foco especial nas mulheres negras, além de reforçar a importância do 21 de março, Dia Internacional de Combate ao Racismo.

Mulheres da cultura são convidadas para compor a roda de diálogos: Mirian Araújo , Patrimônio Vivo de Alagoas, Sacerdotisa do Ilê Nifé Posú Betá, Vanessa Paulino , Assistente Social e  coordenadora do CEPA Quilombo, Thayse Melo , Idealizadora do Projeto Acotirene no bairro da Pescaria, Helô Romeiro , Produtora Cultura e Relações Públicas, Alyne Sakura , Comunicadora Popular,  ativista do movimento Hip Hip e Movimento Periférico e como mediadora, Sirlene Gomes , Graduada em Dança, Educadora Popular e Contra mestra do Grupo Capoeira Águia Negra.

A atividade surge como um espaço de resistência e empoderamento, em um momento em que as desigualdades e violências de gênero e raça se intensificam. A proposta é refletir sobre os desafios históricos enfrentados pelas mulheres negras, desde os tempos dos quilombos até os dias atuais, além de discutir estratégias de enfrentamento e superação dessas opressões contando também com intervenções culturais como de RAP com Alyne Sakura e Capoeira com o Grupo Águia Negra.

O evento é aberto a todas, todos e todes que desejam participar dessa construção coletiva, reforçando a importância da união na luta por direitos e igualdade visando reunir mulheres negras que atuam em diversos segmentos da sociedade para compartilhar experiências, saberes e fortalecer a luta contra as violências que atingem as mulheres, especialmente as negras, no Brasil.

A Roda de Conversa é um convite para refletir sobre o passado, presente e futuro das mulheres negras, celebrando suas conquistas e reconhecendo os desafios que ainda precisam ser superados, reforçando o papel fundamental dos quilombos urbanos como espaços de resistência e preservação da cultura afro-brasileira, além de destacar a importância da educação e da organização comunitária na transformação social.

Serviço:

Evento: Roda de Conversa "Quilombo Ontem e Hoje: Perspectivas e Desafios da Mulher Negra"

Data: 22 de março de 2024

Horário: 15h

Local: Sede do CEPA Quilombo - Quilombo Urbano Jacintinho, Maceió/AL

Realização: Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo, Museu Comunitário Cultura Periférica e Grupo Capoeira Águia Negra

Entrada: gratuita e aberta ao público

Parceria de Rede e Imprensa:  Keka Rabelo 82 98220-3194 / 82 98849-2085

Matéria produzida por Heloiza Romeiro e Sirlene Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...