2 de fev. de 2011

Haaa todos os meses é a mesma coisa!!!

Sentimos dor, estresse, ficamos furiosas e tristes ao mesmos tempo, sem contar que tem sangue saindo de você!!! Aff!
Por que sentimos cólicas no período menstrual?
Ta ai a resposta!!

No ciclo menstrual, o óvulo não fecundado é eliminado, causando alterações no endométrio (membrana que reveste o útero). Durante este processo, ocorre isquemia nas células uterinas (baixa irrigação sanguínea), ocasionando dor. O nome científico da cólica menstrual é dismenorréia primária (as secundárias são consideradas patológicas). Sua intensidade, branda ou pungente, explica-se pela quantidade de prostaglandina no útero. Pode acontecer da paciente achar que está sofrendo com cólicas menstruais e na verdade, apresentar dismenorréia secundária (do tipo patológico). Neste caso, dores no útero pode ser em função do uso de DIU, evolução de um mioma, pólipo interuterino ou endometriose inflamatório-pélvicas.

Mas não só de cólicas vivem as mulheres. Outro mito do ciclo menstrual é a tensão pré-menstrual (TPM). A tensão pré-menstrual ou síndrome pré-menstrual é caracterizada por alterações emocionais, transtornos psicossomáticos e comportamentais.

 Lesões orgânicas, como a queda de prostaglandina e várias vitaminas, como a B6, A e E são produzidas por influências psíquicas, consideradas até hoje um "mistério".
Além da alteração em áreas cerebrais de extrema importância (a hipófise, por exemplo, controla a temperatura do corpo e o sono), durante a síndrome há queda de beta-endorfinas, de prostaglandina (do tipo F2-alfa, E2, D) e vitaminas B6, A e E, além de refração líquida. Nesta época, a mulher pode sofrer de depressão, oscilações de humor, ansiedade e dor nos seios.

Solução natural: dieta e exercício físico
• Evitar - substâncias estimulantes, como derivados de cafeína, cola e xantina.
• Não fume!
• Reduzir - uso de bebida alcoólica, sal marinho e açúcar refinado.
• Preferir - alimentos diuréticos, como morango, melancia, salsa e agrião.
• Em sua dieta, dê preferência a verduras e legumes.
• Habitue-se a dormir bem
• Pratique exercício físico regularmente, eles propiciam o auto-controle e estimulam a produção de beta-endorfinas no organismo.