Pular para o conteúdo principal

Sobre o Primeiro Documentário - Cultura Hip-Hop em Alagoas ( por ZaZo



Gostaria de esclarecer algumas dúvidas referentes ao documentário que estamos produzindo, já que semanalmente algumas pessoas me pergunta sobre o lançamento do doc. Em primeiro lugar, é uma grande satisfação pra mim, ao ver que a galera está muito interessada em assistir a concretização de um sonho coletivo, que é fazer um registro histórico da nossa cultura. E o melhor é que o registro está sendo feito por nós mesmos e não por $angue$$ugas que rodeiam nosso movimento cultural. 


todos sabem que eu ganhei um pequeno recurso do governo federal

(cerca de 10mil reais) para realizar 5 eventos e também produzir o documentário, os eventos foram feitos com sucesso, o documentário ainda não foi finalizado. Além do recurso ter sido insuficiente, muita gente não entende o processo produtivo de um documentário, muito menos o processo de edição do material.

Faz cerca de 1 ano e 4 meses que começamos a captar as imagens, já temos em torno de 200gb de imagens captadas em alta resolução, mais uns 100 gigas contendo videos antigos de arquivos, fotografias, recortes de jornais, cartazes etc. Foram mais de 30 pessoas entrevistadas, entre mc's, bboys, graffiteiros, dj's além de outras pessoas ligadas ao Hip-Hop. Gravamos a maioria dos eventos realizados nesse último período em Maceió, União dos Palmares e São Miguel dos Campos. Rodamos vários bairros de Maceió, fizemos um trabalho profundo de pesquisa, gastamos centenas de minutos com ligações telefônicas, gastamos muito dinheiro com transporte também.







Com excessão da câmera, o restante do dinheiro para transporte, alimentação, entre outros gastos para gravar o documentário foi tirado do nosso próprio bolso. 
 
Afinal esse é um trabalho quase totalmente independente, isso nos dá o direito de fazer um documentário com a nossa cara, sem precisar estar de rabo preso com ninguém, ou pedir licença para falar algo. Essa nossa independência é um motivo de orgulho para nós!

Trampo independente de uma amplitude dessas quase raramente é finalizado no prazo previsto. Estamos com dificuldades para editar o materia colhido, poisso agora foi possivel comprar um computador potente para editar. 

Agora entraremos no processo de finalização do doc.

Prefiro demorar para fazer algo mas fazer com qualidade, a periferia precisa mostrar trabalhos de qualidade, e é isso que estamos buscando! Por isso, peço paciencia a todos, que a nossa hora vai chegar! Terminaremos o documentário e faremos uma boa festa de lançamento, vitoriosamente realizando esse sonho e escrevendo mais uma página na história da cultura Hip-Hop em Alagoas.

ZaZo

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...