Pular para o conteúdo principal

Karatê ajuda a disciplinar crianças do Lar São Domingos

Cinquenta alunos do Lar São Domingos, de ambos os sexos, estão aprendendo a controlar as suas emoções e canalizar as suas energias para a prática esportiva e o desenvolvimento cognitivo.

 Os responsáveis por este trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2012, são os treinos de Karatê. As aulas acontecem duas vezes por semana, com garotos de 6 a 17 anos, no ginásio poliesportivo da instituição.

 Os benefícios são muitos. Além da visível melhora na psicomotricidade das crianças, o esporte contribui para o aprimoramento do raciocínio lógico e da concentração dos seus praticantes, deixando-os também mais veloz e ágeis. Isso sem falar nos valores éticos, como o respeito às regras e aos semelhantes, incentivados pelos instrutores, que trabalham com eles especialmente a ‘honra’. É o que afirma o professor Manoel Alves, comemorando os resultados alcançados neste trabalho, que começou com dez crianças e, em dois anos, mais que dobrou o número de praticantes.

 “Eles são ensinados a honrar as amizades, os compromissos e os seus pais, que são a sua base”,

completa Alves. Segundo o treinador, a luta é apenas uma consequência dos treinos.

O importante mesmo é o exercício físico e os valores que, com eles, são implantados nas consciências dos praticantes de Karatê do Lar São Domingos. “Nós trabalhamos com eles a concentração, o controle da força e o respeito ao próximo.

Com os treinos, eles aprendem a ter foco, controle emocional e autoconfiança, o que acaba repercutindo de forma muito positiva no desempenho escolar”, ressalta. De acordo com o instrutor, os alunos só começam a lutar após 6 meses de treinamento continuado e, ainda assim, são ensinados a não usar a força e o que eles aprendem nas aulas fora dos treinos, especialmente nas comunidades em que vivem.




 Fonte

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...