Pular para o conteúdo principal

AGENDA CULTURAL - Festa/Lançamento CABEÇA PRETA - Pesquisas sobre a Questão Racial em Alagoas


INEG - Instituto do Negro de Alagoas convida a todas e todos para o Festa/Lançamento do Cabeça Preta - Pesquisas sobre a Questão Racial em Alagoas que acontece próximo dia 19 de Maio, sábado, a partir das 15 horas na Casa do Afoxé no bairro de Jaraguá. 


Aberto ao Público.Classificação Etária: Livre.

SERVIÇO:
Festa/Lançamento CABEÇA PRETA - Pesquisas sobre a Questão Racial em Alagoas
#PeriferiaResiste
19 de Maio (Sábado)
A partir das 15 horas
Local: Casa só Afoxé Avenida Comendador Leão - n° 79 - Jaraguá.
Informação: 55 82 99632 6584


Os trabalhos que compõem Cabeça Preta – pesquisas sobre a questão racial surgem nesse momento histórico de recrudescimento do pensamento conservador na sociedade brasileira, caracterizado por suas intransigências, miopias e desqualificação dos debates sobre a questão racial, o que contribui para a permanência da dominação racial.

Dessa forma, para esses intelectuais e ativistas negros/as a luta política torna-se mais árdua, pois pretendem demonstrar para a sociedade a dimensão da força da raça e do racismo nas mais diferentes áreas e campo social, como entrave para uma democracia mais completa,
para se construir um lugar melhor para se viver, para fazermos de fato, como observava Milton Santos, parte da nação brasileira.

O INEG tem apresentado uma luta constante pela implementação de ações afirmativas na educação superior e nos programas de pós-graduação, tem sido uma organização, uma rede de apoio, para articular ideias, ações e estratégias que desafiem o racismo epistemológico, numa relação dialógica com as organizações negras. Um dos seus objetivos, presente nesta publicação, é apresentar um exame detalhado do racismo enquanto um fenômeno e suas intersecções com as diferenças de classe, gênero e sexualidade. 

Os temas recorrentes dessa obra fornecem reflexões para as questões contemporâneas, abrindo espectros de possibilidades para um modo de vida sem racismo.


Compõem o CABEÇA PRETA - Pesquisas sobre a Questão Racial em Alagoas produções de Ana Carla Moraes, Denis Angola, Jefersson Santos, Fábio Ferreira, Marcia Susana, Sérgio Santos, Williem Freitas, David José e Sérgio Santos todos negros oriundos da Periferia de Alagoas. A Publicação está sendo vendida na Loja da Edufal.

Na Programação Cultural dessa data festiva o melhor da arte negra periférica de Maceió: o reggae da Freedom Songs, o coco de roda de Rogério Dyaz, Natalinha Marinho, Arielly Oliveira e Mary Alves prometem uma tarde da melhor música.


SERVIÇO:
Festa/Lançamento CABEÇA PRETA - Pesquisas sobre a Questão Racial em Alagoas
#PeriferiaResiste
19 de Maio (Sábado)
A partir das 15 horas
Local: Casa só Afoxé Avenida Comendador Leão - n° 79 - Jaraguá.
Informação: 55 82 99632 6584

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...