Pular para o conteúdo principal

Bate papo com Lú Santos falando do Arraiá Segura o coco 2018


De onde surgiu a idéia de fazer o evento? 

De onde surgiu a ideia de fazer o evento? 

O coco alagoano sempre me fascinou por sua pisada e pela batida marcante do pandeiro. Foi quando comecei  a acompanhar e assistir os concursos de coco de roda promovidos pelos grupos, que acontece durante os festejos juninos.  A partir de então, percebi a ausência dessa brincadeira para além dos concursos. Passei a pesquisar e a frequentar   espaços onde haviam apresentações das Mestras e Mestres locais.

 Em 2010 durante um encontro na casa de um amigo começamos a cantar e ensaiar uns passos de coco. E isso se tornou rotina das nossas festas. Tudo acabava na pisada do coco.
Mas sempre sentindo falta da e valorizasse as nossas  Mestras e Mestres durante o ano todo e também nos festejos juninos.

Em 2013 realizamos a primeira oficina de Trupé do coco alagoano com os filhos do saudoso Mestre Verdelinho. Ainda, em 2013 no aniversário do Maracatu Coletivo Afrocaeté, surgiu um encontro meio que inesperado formando uma grande roda de coco, reunindo diversos cantadoras e cantadores entre eles a Mestra Zeza do Coco, hoje patrimônio vivo, do nosso estado.

Em 2014 tomada por esse pertencimento alagoano, idealizo um arraiá que contemplasse os grupos das Mestras e dos Mestres, que faz parte da nossa identidade fortalecendo assim nossa cultura alagoana.

 Onde será? 
Na sede do Coletivo Afrocaeté a partir das 15h

 Quais as atrações ? 

Os Verdelinhos
Coco da Comunidade Azul
Mestra Zeza do Coco
Coco de Maria
Demis Santana
Segura o Coco
Fidelis e a

Qual a importância de atividades como essa nesse período ? 

 o “Arraiá Segura o Coco”,  é iniciativa inédita no São João de Maceió, será uma celebração da nossa cultura tradicional e terá a participação dos principais representantes da cidade da antiga e da nova geração do coco alagoano.
 _

 O coco de roda é alagoano? 
Típico de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste, o coco tem sido acolhido e desenvolvido no coração do Coletivo AfroCaeté.

O evento é grátis ? Sim, tanto as oficinas como os shows.

Lú Santos 
Pedagoga, batuqueira do Afrocaeté 
 idealizadora do Arraiá Segura o Coco

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Em Fevereiro Maceió vai tremerrr com A Mostra de Hip Hop Maceió Breaking Combate

Hip Hop Maceió Breaking Combate 2025: A Cultura de Rua em Alta! Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió será palco da terceira edição do Hip Hop Maceió Breaking Combate , evento que promete movimentar e fortalecer a cultura Hip-Hop no estado. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio do Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo e Batalha Marginal, o evento chega com uma novidade: o caráter interestadual, ampliando ainda mais sua relevância. Desde sua primeira edição, em 2012, o Breaking Combate , a batalha histórica entre bboys da Zona Sul e da Zona Oeste de Maceió ficou na memória de todos. Em 2014, a segunda edição aconteceu na Vila Brejal e também foi marcada por intensas disputas entre bboys e bgirls de diferentes regiões da cidade. Apesar dos desafios, com apenas 15 minutos de chuva o espaço ficou alagado e as pressas foi preciso encerrar o evento e correr para tirar som e desligar a energia para evitar acidentes.  A programação deste ano está imperdível! Teremos ba...

Está chegando a hora, Dias 15 e 16 de Fevereiro Maceió Breaking Combate

 Maceió será palco  da Mostra Maceió Breaking Combate, evento que promete agitar a cena Hip-Hop local Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, Maceió recebe a Mostra Maceió Breaking Combate, um evento que se consolidou como um dos maiores fomentadores da cultura Hip-Hop na Zona Sul de Maceió. Idealizado por Nego Love e produzido com o apoio de importantes parceiros como o Blog da Sakura, MzS Crew, Ana Bortoluzo, Batalha Marginal e Kzebre Coletivo Audiovisual, o evento conta também com o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Com o objetivo de promover o breaking e o Hip-Hop, além de incentivar a inclusão social e o empoderamento da juventude por meio da arte e da dança, a edição deste ano traz uma grande novidade: o evento terá caráter interestadual com B-boys e B-girls de todo o nordeste, ampliando ainda mais sua importância e abrangência. A programação está repleta de atrações imperdíveis....