Pular para o conteúdo principal

Bate papo com Lú Santos falando do Arraiá Segura o coco 2018


De onde surgiu a idéia de fazer o evento? 

De onde surgiu a ideia de fazer o evento? 

O coco alagoano sempre me fascinou por sua pisada e pela batida marcante do pandeiro. Foi quando comecei  a acompanhar e assistir os concursos de coco de roda promovidos pelos grupos, que acontece durante os festejos juninos.  A partir de então, percebi a ausência dessa brincadeira para além dos concursos. Passei a pesquisar e a frequentar   espaços onde haviam apresentações das Mestras e Mestres locais.

 Em 2010 durante um encontro na casa de um amigo começamos a cantar e ensaiar uns passos de coco. E isso se tornou rotina das nossas festas. Tudo acabava na pisada do coco.
Mas sempre sentindo falta da e valorizasse as nossas  Mestras e Mestres durante o ano todo e também nos festejos juninos.

Em 2013 realizamos a primeira oficina de Trupé do coco alagoano com os filhos do saudoso Mestre Verdelinho. Ainda, em 2013 no aniversário do Maracatu Coletivo Afrocaeté, surgiu um encontro meio que inesperado formando uma grande roda de coco, reunindo diversos cantadoras e cantadores entre eles a Mestra Zeza do Coco, hoje patrimônio vivo, do nosso estado.

Em 2014 tomada por esse pertencimento alagoano, idealizo um arraiá que contemplasse os grupos das Mestras e dos Mestres, que faz parte da nossa identidade fortalecendo assim nossa cultura alagoana.

 Onde será? 
Na sede do Coletivo Afrocaeté a partir das 15h

 Quais as atrações ? 

Os Verdelinhos
Coco da Comunidade Azul
Mestra Zeza do Coco
Coco de Maria
Demis Santana
Segura o Coco
Fidelis e a

Qual a importância de atividades como essa nesse período ? 

 o “Arraiá Segura o Coco”,  é iniciativa inédita no São João de Maceió, será uma celebração da nossa cultura tradicional e terá a participação dos principais representantes da cidade da antiga e da nova geração do coco alagoano.
 _

 O coco de roda é alagoano? 
Típico de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste, o coco tem sido acolhido e desenvolvido no coração do Coletivo AfroCaeté.

O evento é grátis ? Sim, tanto as oficinas como os shows.

Lú Santos 
Pedagoga, batuqueira do Afrocaeté 
 idealizadora do Arraiá Segura o Coco

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...