Pular para o conteúdo principal

O velho machismo velado no futebol: MOVIMENTO FEMININO DE ARQUIBANCADA

O velho machismo velado no futebol


Em 13 de Abril de 2019 surge o Movimento Feminino de Arquibancada criado por 5 regiões e 27 unidades federativas. Presentes estavam suas representantes, componentes e associadas regionais do Nordeste, Norte, Centro Oeste, Sudeste e Sul, todas torcedoras presentes no dia a dia das arquibancadas.

O objetivo da criação desse movimento  é consolidar o espaço da mulher em todo o âmbito esportivo; assegurar o respeito e a segurança em eventos, jogos e atividades recreativas envolvendo o Movimento e qualquer outra instituição voltada para o esporte, principalmente o futebol; combater o machismo e sempre buscar fortalecer a presença feminina nos estádios. 

O Movimento é Nacional e possui representantes em todos os Estados do País que se encarregam de propor encontros, simpósios e mesas de debates sobre a luta feminina e seus objetivos, iniciando assim uma intervenção mais presente.

No domingo passado, às 14h00 a Organização do MFA-AL ( Movimento Feminino de Arquibancada de Alagoas ) deu início a sua lª Reunião Geral. 

O principal objetivo foi ouvir os relatos do que as torcedoras passam dentro e fora do campo, sejam elas integrantes de Torcidas Organizadas ou não. Mediante a isso foi construída a pauta para o lº Encontro Estadual MFA-AL.

Esse encontro gerou polemica nas redes sociais quando Grêmio Recreativo e Cultural Torcida Organizada Mancha Azul soltou uma nota onde suspende todas as atividades do Núcleo Feminino, alegando que a atividade realizada seria para discutir assuntos paralelos. 

Isso é um caso serio de machismo e missogenia, existem registros de reuniões com os homens envolvidos nas mesmas torcidas e nada foi dito, pelo contrario foi visto como um ato nobre e e bonito. Vivemos em uma sociedade onde o machismo impera e atividades que reúnem mulheres para acabar com isso vem sendo vistas de forma negativa.

Procurado pela nossa equipe o Grêmio Recreativo e Cultural Torcida Organizada Mancha Azul não se pronunciou, buscamos também integrantes da Torcida Organizada Feminina do CSA mas também ficamos sem respostas.

É  válido salientar que isso não serve só para as organizadas, é um movimento que abrange todas as mulheres que vai além de futebol, torcida...

O Movimento abrange torcedoras comuns, torcedoras Organizadas, torcedoras presentes em direções, profissionais do esporte e qualquer mulher atuante no núcleo esportivo. O lema é “rivais no campo, irmãs na luta”, buscando sempre ofuscar e exterminar qualquer tipo de manifestação de machismo recorrentes (gestos, palavras, assédios, opressões..).

Fugindo da normatização, o fundamental é a luta contra o machismo e a extrema rivalização que o futebol tomou como cultura popular. Assim seguimos.

“Quando Mulheres avançam, ninguém nos faz retroceder!”

Diante  dos fatos preferimos ficar com a imagem dessas garotas que mostram que há espaço para a rivalidade e para civilidade em qualquer lugar, principalmente nas torcidas. Ser contra isso é assinar um atestado de burrice e babaquice.  

  


Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...