Pular para o conteúdo principal

Escritor alagoano realiza live em lançamento de livro premiado na Lei Aldir Blanc


A obra é o primeiro livro do selo Loitxa Lab e explora a temática do mar em seus poemas; o lançamento acontece 28 de maio, às 19h30

O mar e todo emaranhado de sentidos que ele traz ganha força pulsante no terceiro livro de poemas do escritor e jornalista Jean Albuquerque, 34. A ressaca do mar trincou meus ossos (2021), lançado pela Loitxa Lab e premiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), terá live de lançamento realizada no canal do YouTube do selo, no dia 28 de maio, a partir das 19h30. 

De Drummond a Borges, dos cânticos de Caymmi, da celebração de Martinho da Vila aos sons mais modernos, como é o caso da banda de post-rock E a terra nunca me pareceu distante, tudo é recorte, influência; parte que constitui um universo construído com sal e memórias. O escritor fez uma playlist com as canções que serviram de influência na produção do livro e você pode conferir abaixo. 

Participam da live o poeta e artista radicado em Belo Horizonte, Pedro Bomba; o poeta, professor,
ator e cineasta alagoano, Nilton Resende e a professora e pesquisadora, doutoranda em Estudos Literários, Ana Maria Vasconcelos. 

Albuquerque explica que o lançamento marca a chegada de uma nova editora no mercado literário alagoano. O selo Loitxa Lab, do qual também é editor, tem previsão de lançar mais dois livros durante o ano, também premiados pela Lei Aldir Blanc. 

“O prêmio que resultou no lançamento do livro só veio para confirmar que estou no caminho certo. Desde 2016 venho lançando livros por editoras independentes, participando de publicações. No ano passado, ganhei muitos prêmios no segmento da literatura, tanto local, quanto nacionalmente.  E a oportunidade de lançar do meu jeito, participar de todo o processo do livro, futuramente fomentar a literatura local publicando outros autores é muito gratificante”, afirma o escritor. 

A obra foi selecionada ano passado no Prêmio Diversidades Literárias, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) por meio da Lei Aldir Blanc. Certame que visa fomentar a produção, publicação, circulação e o acesso à leitura no Estado de Alagoas. 

O AUTOR 

Nasceu em Maceió (AL). É escritor e jornalista. Publicou os livros: Meu peito é um caminhão de mudança abarrotado com todas as lembranças que você deixou (Oxenti Records, 2016), Os deuses estão embriagados de uísque falsificado (Sirva-se Edições Alternativas, 2017) e A ressaca do mar trincou meus ossos (Loitxa Lab, 2021). Organizou a coletânea Inferno tropical (Sirva-se Edições Alternativas, 2018). Também é editor do site O que os Olhos Não Veem.

OS CONVIDADOS

Ana Maria Vasconcelos (1988, Maceió-AL) escreve, ensina e pesquisa literatura. Doutoranda em Teoria e História Literária (Unicamp), publicou Grão (2014) pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Pedro Bomba (1989) nasceu em Aracaju e reside em Belo Horizonte. É poeta, escritor, jornalista e artista. Seus trabalhos são voltados à poesia falada, videopoesia e poesia sonora. É autor dos livros O chão dispõe a queda (2017), Extremamente barulhentos certos assuntos, por exemplo (2018) e Pra quem não sabia nadar (2019). Gravou, a partir de 2015, os  álbuns poesia Amor Coragem, A troco de nada e de ninguém, Última Cassete e Músicas para ler dormindo no ônibus, e os videopoemas Amor Coragem, Todo lugar é lugar, Bruna Paixão, Deito ao teu lado em sentinela, Guerra, Gaiteira, Vestígios, dentre outros.

Nilton Resende é alagoano. Professor Adjunto de Literatura da Universidade Estadual de Alagoas/Campus Zumbi dos Palmares. Integra a Cia. Ganymedes de teatro, para a qual adaptou a novela Mário e o Mágico, de Thomas Mann, para o espetáculo O Mágico, que codirigiu e protagonizou. Publicou os livros O Orvalho e os Dias (poesia), Diabolô (contos), A construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de Antes do Baile Verde. Fantasma é seu primeiro romance. É editor do selo literário Trajes Lunares. A Barca (2020), baseado no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, é seu primeiro filme como roteirista e diretor.

SERVIÇO

O que: Live de lançamento do livro A ressaca do mar trincou meus ossos, do escritor Jean Albuquerque.
Onde: youtube.com/loitxalab
Quando: 28 de Maio, às 19h30 
Contato: loitxalab@gmail.com  
Playlist: click aqui

Como comprar o livro:
Através do site da editora click aqui  ou com o autor : click aqui 

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...