Pular para o conteúdo principal

Convite da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas em ALAGOAS

A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas em ALAGOAS convida vocês para nosso encontro estadual de apresentação.

Pensado em especial para mulheres cis, trans e pessoas não bináries, a RENFA dialoga com você, que é historicamente oprimida por uma sociedade proibicionista, que nos quer CLANDESTINAS.

Se você quer conhecer e/ou construir a rede no Estado, é só colar dia 19 de setembro.

Nosso encontro será no Instituto Quintal Cultural no dia 19/09/21 a partir das 14:00hs, com intervenções políticas, poéticas e musicais. 

A Renfa - AL  conta com vocês  para fortalecer esse momento de resistência, organização e acolhimento das mulheres que lutam por uma sociedade onde caibam todas nós, respeitando nossas individualidades.

A rede nacional de feministas antiproibicionistas foi fundada em 2016, no I Encontro Nacional de coletivos e ativistas antiproibicionistas, que aconteceu em Recife - PE. 

Surgimos da necessidade de mulheres que, historicamente, são mantidas à margem da sociedade. 

Mulheres usuárias de drogas, mulheres trans, periféricas, em situação de rua, mulheres que já abortaram ou defendem a regulamentação do aborto no Brasil, profissionais do sexo, egressas e mulheres em situação de privação de liberdade e todas que são tratadas como clandestinas e possuem seus direitos violados.

Somos uma rede feminista,  antirracista e antiproibicionista que carrega em sua origem o respeito e o cuidado entre mulheres como forma de potência política e de luta antissistemica.

Ela já existe em mais de 10 Estados no Brasil e estamos fundando a rede em Alagoas.

O evento se trata de uma apresentação da rede para a sociedade, um momento de auto cuidado, de escuta e diálogo em um dos piores cenários políticos dos últimos 20 anos. 

Vamos conversar sobre direitos, sobre a importância da rede de cuidados feminista, sobre a importância da mulher na sociedade e criar um ambiente de acolhimento e lazer, além de escutar as mulheres sobre o que elas acreditam que poderia ser melhor dentro do contexto social no qual ela está inserida.


Apresentaremos também a carta de princípios da rede.

Mulheres cis, mulheres transexuais e pessoas não binaries, mulheres periféricas, jovens, idosas, mulheres em situação de conflito com a lei, trabalhadoras sexuais, feministas, antiproibicionistas e todas as companheiras que acreditem que podemos, e devemos, ocupar os espaços públicos com as pautas políticas que atendam suas necessidades reais. Queremos estourar a bolha do feminismo branco colonial, que dialoga com a moral cristã e colabora com a estrutura de poder na mão de homens brancos.

Até agora estão confirmadas de atrações: Isis Florescer, Tatá  Poeta, Sandra Sena e apresentação do Rádio Libertadora (de PE).

Teremos também um momento de auto cuidado na recepção dessas mulheres e um bate papo sobre direito a políticas públicas (como funcionam e como deveriam funcionar para as mulheres).

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...