Pular para o conteúdo principal

Memórias Soterradas: A arte que emerge da resistência das comunidades impactadas pela mineração em Maceió

A exposição revela histórias e expressões artísticas de moradores afetados pela mineração da Braskem na capital alagoana

No dia 10 de fevereiro, a partir das 19h, o Complexo Cultural do Teatro Deodoro recebe a abertura da Exposição Memórias Soterradas, promovida pela segunda edição do projeto Cidade de Afetos. A mostra, que ficará aberta ao público até o dia 08 de março, convida visitantes a uma imersão nas histórias, memórias e expressões artísticas das comunidades impactadas pelo maior desastre socioambiental hoje em curso numa área urbana no mundo: o colapso causado pela mineração da Braskem em Maceió, Alagoas.

Memórias Soterradas é o resultado de um intenso trabalho coletivo desenvolvido pelo Cidade de
Afetos, que, desde sua criação, dedica-se à educação patrimonial e à criação artística colaborativa. 

O projeto iniciou suas atividades com moradores e ex-moradores dos cinco bairros diretamente afetados pelo desastre — Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol — e, mais recentemente, expandiu suas ações para as comunidades situadas na borda do território em afundamento, a exemplo dos Flexais, Levada e Vergel do Lago.

A iniciativa busca ressignificar as memórias dessas comunidades impactadas, transformando dores e perdas em potentes formas de expressão cultural. Para isso, utiliza a arte e a ressignificação de vivências e memórias como ferramentas fundamentais para a preservação e valorização das referências culturais. As oficinas promovidas pelo projeto são ministradas pelas oficineiras Ana Letícia Cordeiro, Giselle Torres Chaves, Synara Holanda e Taísa Theberge, que fomentam experiências artísticas e trabalham com memórias afetivas e mapeamentos culturais, resultando em produções expressivas, como esta exposição. 

Segundo Isadora Padilha, coordenadora do projeto, “Trabalhamos com comunidades que ainda estão ocupando territórios não evacuados. Nessa perspectiva, é muito importante entender que essa exposição tem um caráter de denúncia ainda mais forte do que a primeira edição, porque estamos falando de pessoas que continuam sofrendo os impactos do que está acontecendo no dia a dia. O que você vai encontrar na exposição é o que foi construído coletivamente por essas pessoas, suas histórias e resistências.”

O projeto Cidade de Afetos foi contemplado em 2020 pelo edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial via Lei Aldir Blanc, e em 2023 pelo edital de Fomento e Preservação do Patrimônio Cultural via Lei Paulo Gustavo, ambos viabilizados com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult). Em 2024, o projeto foi premiado na 37ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A abertura da Exposição Memórias Soterradas promete ser uma oportunidade não apenas para contemplar produções artísticas significativas, mas também para refletir sobre a importância da preservação patrimonial e da escuta ativa das memórias coletivas. 

 

SERVIÇO:

O quê: Exposição Memórias Soterradas

Quando: 10 de fevereiro (abertura às 19h) | Visitação até 08 de março 

Onde: Complexo Cultural do Teatro Deodoro - Centro

Entrada: Gratuita

Contato: @cidadedeafetos  

Postagens mais visitadas deste blog

Cursos gratuitos parceria do Senac com Ministério do Trabalho e Emprego

Chegou uma oportunidade pesada pra fortalecer sua caminhada na cultura. Ministério do Trabalho e Emprego e o SENAC, tá trazendo a trilha formativa de Gestão Cultural – totalmente de graça. São 12 módulos e cada um já te dá um certificado, Se fizer todos, você garante 12 certificados e ainda conquista o título de Gestor(a) Cultural. Cursos como  LEIS DE INCENTIVO PRESTAÇÃO DE CONTAS  PRODUÇÃO CULTURAL PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  DIREITOS CULTURAIS FONTES DE FINACIAMENTO Mas a ideia é flexível: dá pra escolher de 1 a 12 cursos, de acordo com sua necessidade.  Por que vale a pena? Além de aprender a lidar com Gestão de Projetos Culturais, esse curso: Dá um up no seu portfólio, Fortalece sua carreira cultural; Ajuda a pontuar em editais, aumentando as chances de aprovar projetos e botar suas ideias na rua, E  o melhor que é tudo online, sem pagar nada, pra você fazer no seu tempo.  Se inscreve logo e garante sua vaga CLICANDO AQUI

Prêmio Mulheres no Hip-Hop valoriza história, luta e protagonismo feminino no movimento

Começaram nesta quarta-feira (09) as inscrições para o Prêmio Mulheres no Hip-Hop , que reconhece iniciativas culturais brasileiras promovidas por mulheres ou por entidades protagonizadas por mulheres, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural do Hip-Hop. O prêmio valoriza os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e 50 anos no mundo , fortalecendo a memória, a produção e a circulação cultural do movimento. A iniciativa é fruto da luta histórica do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop , coordenado pelo Ministério das Mulheres. O Fórum foi construído por mulheres do movimento de todo o país para que, pela primeira vez, o Hip-Hop seja reconhecido em políticas públicas específicas para mulheres, fortalecendo a construção coletiva de direitos no âmbito federal. Com este prêmio, o Ministério das Mulheres confirma essa trajetória, valoriza essas vozes e reafirma nosso compromisso com políticas públicas que enfr...

Oficina GRATUITA sobre Lei Rouanet Juventude para Hip-Hop!

A Construção Nacional do Hip-Hop  tem uma oportunidade imperdível para tod@s que desejam desenvolver projetos de hip-hop com o apoio da Lei Rouanet Juventude !  A Construção Nacional do Hip-Hop convidou dois especialistas em Lei Rouanet, para realizar   oficinas GRATUITAS , voltadas para o movimento hip-hop, com foco em como utilizar a Lei Rouanet Juventude a favor de seus projetos.  Se você é das regiões NORTE, NORDESTE ou CENTRO-OESTE , essa é a chance de aprender a utilizar essa importante ferramenta de financiamento! Detalhes das Oficinas: Oficina 1 – Escrita de Projetos com Pádua Ruas (Lei Rouanet Juventude) Data: 11 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma: Via Meeting (o link será disponibilizado nos grupos dos Facilitadores Estaduais) Oficina 2 – Tira-Dúvidas com Professor Anderson Nunes (Lei Rouanet Juventude) Data: 17 de março de 2025 Horário: A partir das 20h (horário de Brasília) Plataforma:...